Tarefas Semeando o saber O objetivo desta tarefa é, disseminar o conhecimento, as reflexões e provas que a escola desenvolveu através do PEV,utilizando as cartilhas do programa como apoio, a equipe participante deve multiplicar o conteúdo do PEV, seja na comunidade, em alguma instituição social da qual participa. As praças Nesta prova, o desafio consiste em visitar as praças existentes no entorno e deverá escolher uma praça para realizar uma prova de cuidado ou recuperação, em parceria ou com a concordância expressa do órgão municipal responsável pelas praças, ou, realizar uma prova de plantio de mudas de árvores frutíferas ou nativas para o embelezamento de área comum próxima da escola também serão pontuadas. Neste caso, será necessária uma pesquisa sobre as árvores nativas da mata atlântica e relatar como obtiveram a muda. A equipe deverá checar se existem viveiros perto da escola, que poderiam doar as mudas; é interessante que os próprios alunos façam as negociações neste sentido e reflitam sobre o meio ambiente. A história coletiva A equipe terá como tarefa, a elaboração de um breve histórico sobre a escola que habitam, e sobre seu entorno também: por que a escola recebeu o nome que tem? Quando foi instalada, e porque justamente neste lugar onde se encontra? E sua planta arquitetônica, porque foi desenhada desta forma? Quais são as características gerais do bairro, e qual a relação deste com o município a que pertence? Quando a região em que o bairro está começou a ser ocupada? Há heróis coletivos, ou então lendas e imaginários comuns que são associados à escola e/ou ao bairro? Reversão de papéis Já imaginaram os pais gerenciando a escola? E os alunos dando aula aos professores? A bibliotecária como professora de educação física, o pessoal da secretaria assistindo uma aula ministrada pelo faxineiro? E a diretora fazendo um graffiti num mural da escola? Os alunos podem ensinar conteúdos de áreas de seu interesse. A equipe deverá organizar e realizar duas destas propostas de reversão de papel! Cozinhando na escola A proposta é que as merendeiras dêem uma aula de culinária para os alunos inscritos, ensinando-os a fazer receitas fáceis, como biscoitinho, pão, etc. A receita a ser ensinada pode ser definida pelas próprias merendeiras, ou pelos estudantes, ou definida por pesquisa que procure descobrir a comida tradicional do bairro, etc. O Plano de Ação Cada escola elaborará seu Plano de Ação para o PEV 2009 e apresentar a proposta junto a sua comunidade escolar. A tarefa é a elaboração e execução de uma estratégia de comunicação para divulgar o plano de ação de 2009. Pode ser realizado um jornal, cartazes, filipetas de convite à comunidade para participar dos projetos, ampliando a participação no PEV. Criando Tarefas Cada equipe de cada escola também deverá desenvolver uma tarefa inovadora que queira aplicar na própria escola. O grupo de líderes tem como tarefa inventar uma prova comum a todas as escolas, que pode acontecer nos respectivos prédios, mas que deve ser sincronizada. Nosso Projeto Educativo A equipe pedagógica deve montar uma oficina para apresentar-se e apresentar seus projetos e seu conceito de educação, oficina esta destinada aos pais e/ou responsáveis e aos alunos. Saber fazer voluntário A equipe tem a missão de identificar a sabedoria, o “saber fazer” de voluntários (pais/responsáveis e parceiros de organizações do entorno da escola). Através de entrevistas, descobrir as profissões e os conhecimentos, habilidades, saberes de dez potenciais voluntários. Registrar o dia da semana e o melhor horário de atuação na escola para o voluntário. A Festa é Nossa! A equipe deve organizar uma atividade artística, que pode ser um festival com as bandas da comunidade escolar ou uma exposição de artes plásticas ou fotografia. Cada equipe de cada escola escolherá um tema abordado nesta prova para apresentar no final da gincana. Ao menos uma apresentação de grupos musicais e/ou artísticos deve ser feita na escola, para que esta prova seja considerada completa. (Produzido e postado por Cláudia Raiany)
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Tarefas
Marcadores: A Gincana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário