O PEV
A Fundação Otacílio Coser assumiu o compromisso da implantação do PEV – Programa Educação Voluntária – nas escolas públicas, seguindo a convicção de que a maior riqueza de um país é a educação de qualidade para todos seus cidadãos.
É a partir das riquezas e desafios de cada comunidade escolar e dos resultados das iniciativas onde o PEV é vivenciado que é possível ampliar sua aplicação para redes de ensino. Neste momento, busca-se o desenvolvimento de estratégias para a expansão do programa em redes públicas.
Hoje, dezessete escolas participam do programa, sendo cinco em São Paulo, cinco em Vila Velha e sete em Guarapari.
O objetivo do PEV é mobilizar a tríade escola/família/comunidade, enquanto comunidade educativa, para a construção da escola cidadã.
A Gincana
O PEV elaborou uma gincana, que será proposta para todas as escolas que participam do PEV. A idéia é que, em conjunto, possamos identificar quais são os desafios, as potencialidades e as riquezas que as escolas/famílias/comunidades têm para oferecer, para trocar, para aprender coletivamente.
A gincana é uma competição entre as escolas participantes. Para pontuar o que foi realizado criou-se uma medida, o solidário. Eles podem ser azuis ou dourados. A cada prova, a equipe receberá um número de solidários dourados ou azuis. Os solidários dourados serão entregues às equipes que conseguirem completar a tarefa com padrão diferenciado de execução, e os azuis serão para as equipes que, embora tenham se esforçado, não conseguiram completar. A cor dourada sugere vitória. O azul reconhece os esforços da comunidade escolar. Ao final da gincana, os pontos serão contados para a produção dos certificados, com a presença de todas as escolas do respectivo Estado.
A elaboração do Plano de Ação da escola para o PEV 2009 será uma das provas da Gincana. As escolas que se destacarem pela pontuação e solidários dourados receberão um apoio diferenciado no plano de ação por meio de atividades educativas e/ou culturais.
Objetivo
Promover o desenvolvimento da relação família/escola/comunidade por meio de provas lúdicas, de vivências e práticas que visem relações construtivas e criativas, e consciência das riquezas e desafios que a comunidade tem para oferecer e enfrentar, contribuindo assim para a mobilização de todos envolvidos para o desenvolvimento do Programa de Educação Voluntária em cada unidade escolar participante.
(Escrito e postado por Cláudia Raiany)
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