Reversão de Papéis
A equipe Pev vem desenvolvendo um projeto com o colégio Rodrigues Alves que se compõe de uma gincana com tarefas que visam aproximar alunos, professores e comunidade de uma formas saudável e divertida.Uma dessas tarefas propostas pelo PEV , se chama "Reversão de Papéis", que teve como objetivo principal a troca de papéis de professores/funcionários da escola e alunos por um dia apenas com intuito de que ambos se colocassem no lugar do outro para entender melhor o que cada um passa, cumprindo o seu papel. A primeira inversão foi feita no dia 19 de setembro de 2009 e participaram as alunas Bárbara Moraes e Maisa Alves e muitos professores como a de matemática Cleide, o de arte, Fausto, a de ciências, Miraci e muitos outros... Foi dada aula sobre "Redes Sociais", porque é um assunto da qual as alunas entendiam bastante. Alguns alunos também assistiram aula e por causa da 'empolgação' com a gincana, eles atrapalharam e muito quem tentava dar aula, distraindo até os professores. No final, estava um entre e sai na sala de aula e todo mundo acabou se atrapalhando, pouco foi ensinado por causa, exatamente, dessa empolgação toda.
A segunda inversão de papéis aconteceu no dia 19 de outubro de 2009, e essa, por sua vez, foi bem mais tranqüila e fácil de se concretizar. Nessa segunda inversão o objetivo era de apresentar para os alunos da 4º serie a nova Sala de Leitura, que até então era novidade pra eles, dizendo a eles quais são as 'regras' e como um aluno deve se comportar dentro dessa instalação que apesar de estar dentro da escola, ela também pertence aos alunos pois são eles que irão utilizar. Participaram dessa gincana as alunas Maísa Alves e Camila Borges, ambas da 8ºD.
A equipe Pev vem desenvolvendo um projeto com o colégio Rodrigues Alves que se compõe de uma gincana com tarefas que visam aproximar alunos, professores e comunidade de uma formas saudável e divertida.Uma dessas tarefas propostas pelo PEV , se chama "Reversão de Papéis", que teve como objetivo principal a troca de papéis de professores/funcionários da escola e alunos por um dia apenas com intuito de que ambos se colocassem no lugar do outro para entender melhor o que cada um passa, cumprindo o seu papel. A primeira inversão foi feita no dia 19 de setembro de 2009 e participaram as alunas Bárbara Moraes e Maisa Alves e muitos professores como a de matemática Cleide, o de arte, Fausto, a de ciências, Miraci e muitos outros... Foi dada aula sobre "Redes Sociais", porque é um assunto da qual as alunas entendiam bastante. Alguns alunos também assistiram aula e por causa da 'empolgação' com a gincana, eles atrapalharam e muito quem tentava dar aula, distraindo até os professores. No final, estava um entre e sai na sala de aula e todo mundo acabou se atrapalhando, pouco foi ensinado por causa, exatamente, dessa empolgação toda.
A segunda inversão de papéis aconteceu no dia 19 de outubro de 2009, e essa, por sua vez, foi bem mais tranqüila e fácil de se concretizar. Nessa segunda inversão o objetivo era de apresentar para os alunos da 4º serie a nova Sala de Leitura, que até então era novidade pra eles, dizendo a eles quais são as 'regras' e como um aluno deve se comportar dentro dessa instalação que apesar de estar dentro da escola, ela também pertence aos alunos pois são eles que irão utilizar. Participaram dessa gincana as alunas Maísa Alves e Camila Borges, ambas da 8ºD.
Já a terceira inversão , aconteceu no dia 16 de outubro de 2009, com participação da aluna Barbara Moraes (8º D) dando aula para os alunos da 5º serie B. O clima foi de descontração, e ouve até brincadeiras entre os alunos. Foi feita a correção de exercícios que a professora havia passado para os alunos, alguns dias antes. E eles superaram todas as expectativas.
''Na minha opinião, a 1º inversão de papéis foi uma bagunça mais não só porque os alunos que estavam assistindo aula, causaram confusão de uma forma que desconcentrava até os professores que tentavam assistir aula, mas também pelo fato de que éramos 'professoras de primeira viagem' e não sabíamos como controlar uma sala de aula e muito menos que daria tanto trabalho assim. A nossa inexperiência também refletiu para que nem tudo saísse perfeito. a 2º foi muito mais fácil de ser concretizada com sucesso porque os alunos eram interessados, educados e nos respeitavam mesmo sabendo que éramos alunos também. Foi um clima bem mais descontraído, onde até conseguimos brincar com eles, e tudo mais, Eu gostei. '' - Maísa Alves 8ªD
(Escrito por Maísa Alves e postado por Bárbara Moraes)
0 comentários:
Postar um comentário